Flávia Vazzoler
Artista
A Pintura Intuitiva de Flavia Vazzoler
Na tessitura poética da infância, Flavia Vazzoler semeou os primeiros traços de sua trajetória artística entre as fantasias e construções no jardim da casa de seus pais e a praia no litoral norte de São Paulo, onde o criar se revela como um ato inerente, uma busca incessante pela luz que escapa, que permeia, que reflete e brilha. Desde cedo, a tela de sua vida começou a ser preenchida em cores e emoções, mas foi na Suécia, em Estocolmo, no ano de 2008, que a maestria de seu trabalho emergiu de forma prolífica.
A pintura intuitiva de Flavia se desdobra como uma poética do fazer, onde cada quadro inicia sua jornada através de uma sensibilidade intrínseca: a cor. Primeiro ela, depois a ideia e juntas tornam-se caminhos sinuosos que traduzem a emoção em paisagens vivas. Sua inaugural exposição “Window” reflete esse universo poético, inspirando-se na vista do apartamento em Estocolmo — a luz amarela das janelas, diáfana, contrasta com o azul profundo do céu polar no crepúsculo, enquanto o solstício se despede, refletindo sua essência nas águas do arquipélago, cujo movimento carrega a cadência do tempo ao entardecer.
Ao retornar ao Brasil, em 2015, Flavia trouxe consigo uma técnica elevada, um amálgama de sabedoria que floresceu durante sua jornada pela Amazônia. Nos Igarapés, as formas orgânicas dançaram em suas pinceladas, inaugurando um novo capítulo em sua pesquisa cromática. Dessa vivência nasceu uma série coerente e profunda, desenvolvida ao longo de quatro anos, onde as cores vibram com a pulsação do encontro das águas e da vida ribeirinha. Em seu ateliê, Flavia se permite a um momento introspectivo de descoberta, incorporando novas linguagens e experimentações que transitam pelo uso de tecidos e transparências já visitadas com Leda Catunda. A complexidade do seu fazer se entrelaça com a essência de tudo o que a cerca — uma constante pintura que se realiza mesmo fora da tela, onde cada elemento se transforma em matéria e caminho, alimentando a criatividade que nunca se esgota.
Assim, Flavia Vazzoler permanece como uma artista em contínua busca, onde cada obra é um testemunho da alquimia entre luz, cor e emoção.
"Os loucos abrem os caminhos que mais tarde serão percorridos pelos sábios."
Satre
FORMAÇÃO
- Graduação de Publicidade e Propaganda. Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. São Paulo/SP. 2001
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
- #MySelf – Galeriet Ricca – Estocolmo/Suécia. 2015;
- I see the light – Galeriet Räaf – Estocolmo/Suécia. 2013;
- Percepção do Cotidiano – Galeria Bianca Boeckel – São Paulo/SP. 2013;
- Window – Galeriet Ciresia – Estocolmo/Suécia. 2010.
EXPOSIÇÕES COLETIVAS
- Memorial da América Latina – Dia de los muertos, Consulado Mexicano, 2024;
- Abertos da República na Sé – Ateliês abertos 2022 e 2023;
- Pavilhão Digital – 14ª Bienal Internacional de Curitiba – Fronteiras em aberto – Curitiba/Paraná. 2019/2020;
- Di Vida com Arte – Centro Brasileiro Britânico – São Paulo/SP, 2019;
- Tardes de Terça – Centro Histórico e Cultural Mackenzie – São Paulo/SP, 2019;
- Per Se – Performance Coevidade – Galeria Bianca Boeckel – São Paulo/SP, 2018;
- Exposição de Estúdio – Galeriet Inspira – Eskistulna/Suécia, 2013.
CURSOS
- Arte Contemporânea, Cultura Contemporânea Obras, momentos e movimentos Decisivos - Prof. Agnaldo Farias, professor da FAUUSP, crítico e curador.
- XIV – Encontro Internacional de Palácios, Museus-Casa e Casas Históricas do Governo do Estado de São Paulo, 2020. Criação de conceito e identidade visual – São Paulo/SP. 2019;
- Acompanhamento de Projetos Artísticos – Escritório Rodrogo Naves com Rodrigo Bivar – São Paulo/SP. 2019;
- História da Arte Moderna – Escritório Rodrigo Naves – São Paulo/SP. 2019;
- Aulas de pintura no estúdio do artista. Alicante/ Espanha. 2014;
- Pintura com Leda Catunda – Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) – São Paulo/SP. 1999/2000;
- Escola Panamericana de Arte (EPA) - Desenho Básico e Comunicação Visual – São Paulo/SP. 1995/1997. * Assistênte de atelier Leda Catunda – São Paulo/SP. 1999/2000.